Kuan Yin - mitologia chinesa
Kannon - mitologia japonesa
No Sutra do Lótus (texto do budismo mahayana) descreve um bodisatva (bodhi - iluminado e satva - ser); que se iluminou e está prestes a deixar o samsara (roda de reencarnação). Este arquétipo é Avalokiteshvara (aquele que escuta os clamores do mundo) e ele resolve permanecer no mundo por compaixão a todos seres viventes que não encontraram o caminho do nirvana. Quando ocorre uma necessidade arquetípica, pelo inconsciente coletivo humano, geralmente se manifesta uma imagem em diferentes aspectos nas diversas culturas e geralmente ela necessita de símbolos masculinos e femininos. Em Tóquio no ano de 628, foi encontrado por dois pescadores em sua rede (emergindo das águas do inconsciente), uma imagem de Kannon, aspecto feminino de Avalokiteshvara. Total semelhança com a história da Virgem de Aparecida que ocorreria mil anos depois no Brasil, pela mesma necessidade de manifestar este arquétipo feminino de compaixão.
= Kannon ganhou o Templo Sensoji em Asakusa - Tóquio
e a Senhora Aparecida,
tem seu Santuário na cidade de
Aparecida do Norte -São Paulo =
Elas se sincretizam também em Maria Kannon, Quando ela carrega um bebê nos braços com babador vermelho (símbolo da proteção) que foi a imagem utilizada pelos Kakure Kirishitan (cristãos escondidos) no Japão no período em que o cristianismo foi reprimido.
São várias as representações de Kuan Yin ou Kannon, sentada sobre a flor de lótus, ela traz o simbolismo do “ouro da sombra” a flor maravilhosa que surge da lama. Segurando o galho de salgueiro ou chorão, o símbolo de virtude, aquele que sente as dores do mundo e se manter resiliente. A Kannon de onze cabeças (para que ela pudesse ouvir a todos) e em seguida surge a imagem de mil braços para que ela dê conta de todos os clamores da humanidade. Quando ela se apresenta com o dragão e o jarro de líquido, simboliza a transcendência (dragão) e a doação (jarro) da sabedoria.
Kuan Yin tem mil braços e mil olhos, assim como um pavão. A máquina fotográfica que ganhou seu nome (originalmente Kwanon), vem como símbolo de seu “olhar profundo e transcendente sobre tudo”, este fato se deve à devoção do fundador (Takeshi Mitarai), desta fábrica pela deusa Kannon.
Jung nos conta nas entrevistas do livro “Sobre Sonhos e Transformações”, que Kuan Yin é tanta compaixão que ela se disfarça de um mau espírito para poder alimentar os espíritos decaídos sem assustá-los, usando uma pele de animal como rabo. Ele nos diz que o “si mesmo” se parece muito com as xilogravuras japonesas, onde Kuan Yin vaga no submundo disfarçada em demônio enquanto um fino fio a liga nas alturas à sua imagem prateada na lua.
Quando possuímos características excessivas de um arquétipo (neste caso a compaixão) necessitamos trabalhar para equilibrá-lo. Para tanto podemos utilizar o simbolismo das imagens em nosso ambiente, poder olhar para a imagem e trabalhar o "espelhamento", aprender a dosar e lidar melhor com nossos "excessos" que além dos limites se tornam doentios.
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